Hospital Municipal

Você está aqui: Home › Núcleo de Endemias
Núcleo de Endemias

SUPERINTENDÊNCIA DE ENDEMIAS

Dando sequência de maneira consistente no combate a dengue no município de Itumbiara, a Secretaria Municipal de Saúde através da Superintendência de Endemias, reconhece que apesar de todas as ações exercidas pela administração do Prefeito Zé Gomes, é necessário que o trabalho seja continuado por considerar a fantástica capacidade de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, principalmente pela sua capacidade de adaptação nas áreas urbanas.

A Dengue é um problema de saúde pública na maioria dos municípios brasileiros, e em Itumbiara não é diferente. Desde 1986 temos trabalhado no sentido de controlar essa doença em nosso município.

O Superintendente de Endemias, Dr. Edward Robinson Lacerda juntamente com sua equipe,  fez o  trabalho de visita educativa pelos Estagiários Universitários (UEG e ULBRA) nos estabelecimentos Residenciais e Comerciais de toda a cidade em 2010. Foram desenvolvidos ações voltadas para a Educação e Conscientização dos moradores , funcionários e proprietários para que essas ações não se percam ou deixem de ser executadas ao longo do tempo.

A Superintendência de Endemias realizou também em 2010 na sede do Sindicato Rural de Itumbiara um trabalho de detecção e eliminação de todos os locais que possam se tornar favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes. Essa iniciativa partiu de uma reunião realizada com o Superintendente de Endemias e o Gerente de Endemias juntamente com o Presidente do Sindicato Rural, Sr. Rogério Oliveira, e sua Equipe responsável pela limpeza e manutenção do Parque de Exposição.

Os agentes da Superintendência distribuem folders educativos sobre os aspectos preventivos principais que a população deve seguir para que possamos melhorar o controle da Dengue em nossa  cidade.

COLETA DE PNEUS INSERVÍVEIS

A Superintendência de Endemias como parceira da ANIP, realizou um trabalho de Coleta e Armazenamento em local adequado de Pneus inservíveis em toda a cidade de Itumbiara ( Antiga sede da Clavego na BR 153 ). Esta Equipe e composta de 02 Agentes e 01 motorista, e este trabalho conta com um veiculo locado exclusivamente para essa finalidade. Os locais de coleta geralmente são borracharias e lojas que vendem pneus e não tem como dar um destino adequado e ambientalmente correto. O município de Itumbiara tem um convenio assinado com a ANIP (ASSOCIACAO NACIONAL DAS INDÚSTRIAS DE PNEUMATICOS) desde 2005 e estes pneus que não tem mais utilidade em veículos, são recolhidos quinzenalmente por uma carreta que vem de Goiânia e leva para São Paulo, onde são reciclados ou inutilizados definitivamente.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

ENDEREÇO :

Rua 20,  n° 352